quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Parabéns aos egípcios


Ventos da mudança no Egito. Me lembrou a Revolução dos Cravos, em Portugal, 1974.
Preocupação: o pós-revolucionário. Espero que o afastamento do ditador Mubarak não seja sinônimo de ascensão da ditadura do Al-corão. Toda Teocracia é, ao meu ver, uma ditadura onisciente. Que o Egito siga os rumos da Turquia e seja Laico, aceitando a pluraridade cultural, religiosa, política e sexual. É pedir muito, em pleno séc. XXI?

4 comentários:

  1. Particularmente eu não vejo problemas entre Democracia e Religião. Claro, o exemplo do Irã em 79 tem todo um contexto que fomentou ao fundamentalismo religioso, anti-americano. Mas a sociedade egípcia é bem mais plural. O problema está no governo de 6 meses do exército e como se dará a sucessão de poder. Nos idealizamos o século XXI e nossa contemporaneidade, mas há espaços que estão na obscurantismo do medievo, e em todas as partes do mundo.

    Abraços, professor! ;)

    ResponderExcluir
  2. é fato. vários lugares ainda estão na idade média. vc lembrou bem o irã 79. dias desses vi um desenho em longa metragem, persépolis, é uma sacanagem o que os islâmicos fazeram. também não vejo problema entre democracia e relegião, desde que os religiosos não queiram determinar o que o estado deva fazer. lembra do serra, na última eleição? até santo beijou. tenho medo dessa gente que mistura política com religião. abraços, meu véio e sábio dandi.

    ResponderExcluir
  3. Eu sou muito cuidadoso em relação a força da teocracia nos países com maioria islâmica, na verade estou com as barbas de molho, até que seja definida as lideranças e o estado democrático através de eleições.

    Sá, já viu o Angeli?
    http://hc-svnt-lupinum.blogspot.com/2011/02/lobos-foram-repteis.html

    ResponderExcluir
  4. tava enroscando, deixei pra ver á noite, depois da facul, é uma verdade lupina.

    'os lobos morrem quando virão lobos e os homens, por sua vez, quando se tornam fascistas, rel...etc..

    ResponderExcluir