segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entropia social: a sociedade copia o universo


Um sistema (do grego sietemiun) é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". Hoje também usado para analisar e estudar a sociedade: sociologia

Componentes: são partes que compõem um conjunto.

A entropia (do grego εντροπία, entropía) é uma grandeza termodinâmica que aparece geralmente associada ao que se denomina, não em senso comum, de "grau de desordem" de um sistema termodinâmico. Em acordo com a segunda lei da termodinâmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor, mas calor não pode ser completamente convertido em trabalho. Com a entropia procura-se mensurar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em trabalho em transformações termodinâmicas.

A Termodinâmica (do grego θερμη, therme, significa "calor" e δυναμις, dynamis, significa "potência") é o ramo da Física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume - e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais - em sistemas físicos em escala macroscópica. Grosso modo, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essência, a Termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Historicamente, a Termodinâmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar-se a eficiência das primeiras máquinas a vapor, sendo em essência uma ciência experimental, que diz respeito apenas a propriedades macroscópicas ou de grande escala da matéria e energia

Entropia social: marcha da maconha, parada gay, marcha com Jesus, protestos das vadias são exemplos de conjuntos que desejam liberar a energia de seus componentes. Como em toda ação a energia consumida tem sempre um excedente, ela fica no espaço e causa a tensão e elevação da temperatura, que nos dá idéia de que tudo vai ao caos. Ledo e Ivo engano, isso é a própria dinâmica do universo.

Vários conjuntos liberando energia não consumida acabam por gerar Entropia. É assim no universo com suas galáxias, que consome cada vez mais energia, mas como se expande, a temperatura cai. O mesmo ocorre na sociedade: o aumento de relativismo moral, inicialmente, causa espanto e atritos, a temperatura sobe, mas a dialética, o debate democrático vão estabilizando a temperatura e os conjuntos se alocam nas concepções virtuais que temos. Somos grupos virtuais, pensamos como pessoas que vivem distante de nós, mas somos componentes de um mesmo conjunto. Isso é a viagem do século XXI.

7 comentários:

  1. Todo sistema tende a entropia...URSS, PSDB em SP, capitalismo...Que do caos não surja nada pior...
    Tentarei blogar mais..`´E bom mesmo o q vc lê?
    Como assim "Fora com os cristãos"?
    Fora comigo mesmo?
    Beijos nas nádegas...Obi wan

    ResponderExcluir
  2. os olhos de henry thoreau, que pra mim é o eu-lírico em seu poema, quando se depara com a natureza permite que ela adentre pelos olhos e, como água limpa que lava os por dentro da alma, leva toda e qualquer ideologia, que vai se embora.
    por mais que vc acha que não, e olhe pro cristianismo como um brinquedo que sobreviveu à sua infância, - imagem belíssima, toy history - é um campo ideológico, um adjetico ao homem: homem cristão.

    e fica claro isso em seu poema: no alto da montanha posso achar o homem puro que sou; voz de nietzsche, grande obi-wan... talvez um texto de quem já voou feito águia.

    vc não é cristão, é um homem que usa adjetivos...como todos nós.......

    bjos nas nádegas e em sua filha, que se parece com a menininha do filme Monstros S.A.

    ResponderExcluir
  3. Todo sistema tende a entropia..é fato. e a temparatura só não sobe porque entendemos que nenhum sistema é perfeito, por isso pode viver concomitantemente com outros, em pluraridade. a energia passa a ser desperdiçada, mais ainda, quando um conjunto quer deter em si a verdade e a exclusividade e nega o espaço do outro.

    ex: a cruzada moderna: evangélicos/católicos X GLBT

    o fato das mulheres, 'vadias' desejarem andar sem blusa, como os homens. oso dos roqueiros desejarem fumar maconha para ouvir rocks progresivos...

    ResponderExcluir
  4. Xi!Quero voltar pra caverna.Ainda sinto na boca
    o gosto fresco de sangue na boca.Como nossos
    Antepassados.
    " Sejamos Realistas:Exijamos o Impossível."
    ( Paris - Maio de 68)
    A Liberdade,a verdadeira liberdade é assassinada
    todo santo dia.E parece que quase ninguém se dá
    conta disso.
    Parece que George Orwell é o profeta do nosso
    tempo...

    ResponderExcluir
  5. Xi!Desculpe repeti...na boca.
    Queria dizer:Ainda sinto na boca o gosto fresco
    de sangue...

    ResponderExcluir
  6. blz, tom. mas vc matou a pau. paris 68 uma sequencia de gritos para abrir espaços para os 'conjuntos marginais'. isso esquenta no início, depois a temp. e de novo um paris 68 é necessário.

    o que de certa forma, deixa marx falando soxinho, no quesit método: parece fazemos a revolução mais fácil, se o prédio a ser demolido é o da moral. marx acreditava na economia a ser derrubada. treco loco, mas bão de se pensar. cadê o A&V?

    ResponderExcluir
  7. ps: ...isso esquenta no início depois a temp. cai...

    ResponderExcluir