segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entropia social: a sociedade copia o universo


Um sistema (do grego sietemiun) é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". Hoje também usado para analisar e estudar a sociedade: sociologia

Componentes: são partes que compõem um conjunto.

A entropia (do grego εντροπία, entropía) é uma grandeza termodinâmica que aparece geralmente associada ao que se denomina, não em senso comum, de "grau de desordem" de um sistema termodinâmico. Em acordo com a segunda lei da termodinâmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor, mas calor não pode ser completamente convertido em trabalho. Com a entropia procura-se mensurar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em trabalho em transformações termodinâmicas.

A Termodinâmica (do grego θερμη, therme, significa "calor" e δυναμις, dynamis, significa "potência") é o ramo da Física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume - e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais - em sistemas físicos em escala macroscópica. Grosso modo, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essência, a Termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Historicamente, a Termodinâmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar-se a eficiência das primeiras máquinas a vapor, sendo em essência uma ciência experimental, que diz respeito apenas a propriedades macroscópicas ou de grande escala da matéria e energia

Entropia social: marcha da maconha, parada gay, marcha com Jesus, protestos das vadias são exemplos de conjuntos que desejam liberar a energia de seus componentes. Como em toda ação a energia consumida tem sempre um excedente, ela fica no espaço e causa a tensão e elevação da temperatura, que nos dá idéia de que tudo vai ao caos. Ledo e Ivo engano, isso é a própria dinâmica do universo.

Vários conjuntos liberando energia não consumida acabam por gerar Entropia. É assim no universo com suas galáxias, que consome cada vez mais energia, mas como se expande, a temperatura cai. O mesmo ocorre na sociedade: o aumento de relativismo moral, inicialmente, causa espanto e atritos, a temperatura sobe, mas a dialética, o debate democrático vão estabilizando a temperatura e os conjuntos se alocam nas concepções virtuais que temos. Somos grupos virtuais, pensamos como pessoas que vivem distante de nós, mas somos componentes de um mesmo conjunto. Isso é a viagem do século XXI.

8 comentários:

  1. Todo sistema tende a entropia...URSS, PSDB em SP, capitalismo...Que do caos não surja nada pior...
    Tentarei blogar mais..`´E bom mesmo o q vc lê?
    Como assim "Fora com os cristãos"?
    Fora comigo mesmo?
    Beijos nas nádegas...Obi wan

    ResponderExcluir
  2. os olhos de henry thoreau, que pra mim é o eu-lírico em seu poema, quando se depara com a natureza permite que ela adentre pelos olhos e, como água limpa que lava os por dentro da alma, leva toda e qualquer ideologia, que vai se embora.
    por mais que vc acha que não, e olhe pro cristianismo como um brinquedo que sobreviveu à sua infância, - imagem belíssima, toy history - é um campo ideológico, um adjetico ao homem: homem cristão.

    e fica claro isso em seu poema: no alto da montanha posso achar o homem puro que sou; voz de nietzsche, grande obi-wan... talvez um texto de quem já voou feito águia.

    vc não é cristão, é um homem que usa adjetivos...como todos nós.......

    bjos nas nádegas e em sua filha, que se parece com a menininha do filme Monstros S.A.

    ResponderExcluir
  3. Todo sistema tende a entropia..é fato. e a temparatura só não sobe porque entendemos que nenhum sistema é perfeito, por isso pode viver concomitantemente com outros, em pluraridade. a energia passa a ser desperdiçada, mais ainda, quando um conjunto quer deter em si a verdade e a exclusividade e nega o espaço do outro.

    ex: a cruzada moderna: evangélicos/católicos X GLBT

    o fato das mulheres, 'vadias' desejarem andar sem blusa, como os homens. oso dos roqueiros desejarem fumar maconha para ouvir rocks progresivos...

    ResponderExcluir
  4. Xi!Quero voltar pra caverna.Ainda sinto na boca
    o gosto fresco de sangue na boca.Como nossos
    Antepassados.
    " Sejamos Realistas:Exijamos o Impossível."
    ( Paris - Maio de 68)
    A Liberdade,a verdadeira liberdade é assassinada
    todo santo dia.E parece que quase ninguém se dá
    conta disso.
    Parece que George Orwell é o profeta do nosso
    tempo...

    ResponderExcluir
  5. Xi!Desculpe repeti...na boca.
    Queria dizer:Ainda sinto na boca o gosto fresco
    de sangue...

    ResponderExcluir
  6. blz, tom. mas vc matou a pau. paris 68 uma sequencia de gritos para abrir espaços para os 'conjuntos marginais'. isso esquenta no início, depois a temp. e de novo um paris 68 é necessário.

    o que de certa forma, deixa marx falando soxinho, no quesit método: parece fazemos a revolução mais fácil, se o prédio a ser demolido é o da moral. marx acreditava na economia a ser derrubada. treco loco, mas bão de se pensar. cadê o A&V?

    ResponderExcluir
  7. ps: ...isso esquenta no início depois a temp. cai...

    ResponderExcluir
  8. O QUE TODOS ELES QUEREM: UM HITLER LATINO!!!

    TUDOS ESSES POLÍTICOS AÍ QUE SE dizem democratas estão torcendo para que surja um líder totalitário nas Américas. Uma liderança opressiva, autocrática, impositiva é tudo que essas oligarquias desejam. O país está sem conserto. As únicas pessoas que se acham satisfeitas são aquelas que estão usufruindo (roubando) o erário público.

    ESSAS PESSOAS SÃO OS POLÍTICOS, os ministros do STF Inconstitucional, os empresários que regem todos por detrás dos bastidores, os militares que dizem (da boca pra fora) que pagaram um alto preço de aprendizagem democrática (na ditadura), os jornalistas que faturam altos salários, os banqueiros que sempre estão faturando horrores em dinheiro, enquanto os horrores sociais se multiplicam, o pessoal do latifúndio agropecuário, o grande comércio militar de drogas apreendidas nas fronteiras...

    ESSAS PESSOAS SÃO OS CANTORES e compositores de letras e canções da MPB advinda da “Lei Rouanet”, são os religiosos cevados pela política associada a candidatos eleitos pela multidão de evangélicos (55 milhões) dos quais 38,6 milhões são eleitores ditos de candidatos da Bozolândia. Essas pessoas também são os políticos socialistas que abusam do realismo miserável da sociedade das aparências, para faturar discursos e verbas para a crítica social rentável...

    NESTE MOMENTO DA VIDA NACIONAL a entropia na “Praça É Nossa” dos Três Poderes se distribui em níveis energéticos quantificados, transacionais, associados à aleatoriedade de interesses políticos e jurídicos e à dispersão na desordem de senso comum. Estão lá, no Senado e na Câmara 594 parlamentares em defesa de interesses localizados, oligárquicos, que pouco têm a ver com interesse público dos eleitores.

    NESTA CONJUNTURA DE “EUS” (EGOS), nesse cenário de acontecimentos políticos e policiais deletérios, o ambiente é sempre muito ornamental, festivo, discursivo, badalativo, para usar de eufemismos que não ofendam as majestades do colarinho branco que se querem intocáveis às críticas da imprensa livre que, maior parte das vezes, é muito condescendente com suas artes, angus e estrepolias.

    A VAGA DE HITLER TROPICAL ESTÁ aberta. A Bozolândia está muito ouriçada e investe, apesar dos discursos militares em contrário, na possiblidade de um novo AI-5 e do fechamento daquelas casas parlamentares supostamente constitucionais e em regime de “exercícios findos” com créditos de pagamento ao povo eleitor sempre lesado.

    “SOU EU QUEM MANDO” OU “SOU EU queimando” é afirmação do presidente que por si mesma já diz tudo. Ele é quem manda, não as demandas do Povo, pelo Povo e em favor do Povo. Ele mesmo se entrega à sociedade enquanto piromaníaco. A Amazônia vai parar de queimar intensamente, não por iniciativa dele e de seu ministro arrisco do meio ambiente, mas pelas pressões comerciais de países europeus, principalmente.

    DIA 15 DE MARÇO DE 2020 É UMA DATA expressiva para a definição de quem é quem na política nacional do totalitarismo regimental na “Praça É Nossa” dos Três Poderes. O presidente e a sua tendência política extravagante, sua inquestionável vocação para ditador de República da Banana Brasil, está pondo lenha na fogueira do totalitarismo tropical na “Praça É Nossa” da Bozolândia.

    TALVEZ NEM PRECISE MAIS DE LENHA para a fogueira das vaidades políticas, jurídicas e militares. O Palácio do Planalto já virou quartel: está cheio de militares cercando um presidente que se encontra na “Ilha do Dr. Moreau”. A tropa já está praticamente dentro do quartel Palácio do Planalto. Só está faltando o povinho da Bozolândia ir para as ruas para que a atitude dos militares mude de tensão.

    ResponderExcluir