quarta-feira, 13 de julho de 2011

A CRISE: Espanha, Portugal, Grécia & Islândia


gregos protestam contra as medidas econômicas; 2011


como diria o bom e velho alício, do blog 'chora o guatambu', entre espanhóis, portugueses, islandeses e gregos não há de sobrar nem os dedos, que se dirá dos anéis. curvaram-se ao poder especulativo do mercado, ao canto doce da sereia norte-americana, "nós somos livres porque somos capitalistas financeiros", e deflagraram estandartes neo-liberais através de seus partidos que sempre discursaram e agiram (como governo) em benefício daqueles que não vivem no próprio território; e tal como o príncipe do neo-liberalismo brasileiro, Fernando Henr. Cardoso I e seu grão-vizir, Serrostra Pelatos bolinha de papel, esses partidos europeus-liberais passaram a proliferar que tudo era antiquado e que, modernizar-se era preciso. "viver era um detalhe, privatizar, imprescindível'. e em meio à confusão da rebeldia de uns poucos bravos e a submissão de uns tantos ainda reacionários, sem o saber o porquê, a solução trazida pelo FMI é de mais do mesmo veneno que afundou os ditos países acima. ora pois que, A&V tem razão, é preciso uivar e morder esses cabras especuladores de uma figa. o pior é constatar que a intelectualidade responsável pela interpretação da conjuntura em nossa mídia, anda a proliferar que os protestos nesses países vitimados pelo liberalismo, não tem cunho econômico, é mais em função dos celulares e das redes sociais. ora, que são meios para indignação ninguém duvida, mas se esquecem que o teor do discurso expresso por essas ferramentes é marxista; até os lumpens-burguesado-proletariado sentem a recessão no bolso e tiram as armas para o combate. sociólogos, filósofos e repórteres, nos principais canais no brasil, ainda não viram isso, não foram capazes de relacionar que a falência do capitalismo é igual a ressurreição das concepções sociais, mais a necessidade da matilha se organizar coletivamente, - o mal, segundo calligaris -, e que as mesmas reapareceram nos países europeus em atual falência; o individualismo dessas 'culturas superiores européias' não serve pra nada nesse momento; quando a panela fica vazia e o vinho se torna escasso, a foice e o martelo cantam em alto estilo.

Marx caminha sólido pela europa, seu berço triunfal. como diria caetano, "está provado que só é possível filosofar (com) em alemão" , principalmente se o assunto, o cancro a ser analisado, for o capitalismo................

4 comentários:

  1. Tem razão, professor, "a falência do capitalismo é igual a ressurreição das concepções sociais". Este é um grande momento para quem aspira por uma sociedade mais justa e sem as dependências do capital. Perfeita a frase "quando a panela fica vazia e o vinho se torna escasso, a foice e o martelo cantam em alto estilo.", esta aberta a temporada de revolta e rumo a estação de um bravo novo mundo.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. é o que esperamos dandi, que esse novo mundo seja essencialmente social, não iremos longe numa sociedade onde o indivíduo tem que pensar e agir como se fosse uma empresa, um cnpj, e não um cidadão..abraços

    ResponderExcluir
  3. O fantasma de Marx assombra a Europa.
    Globalização.Especulação...Todos pagam pela farra
    Americana.Ou o Mundo quebra a America.Ou America
    quebra o mundo.

    ResponderExcluir
  4. obama, lula, sarkozy e outros não tiveram força para criar limites à especulação no sistema financeiro, lula usa o termo cassino para as bolsas; se essas limitações ocorressem, já seria um mundo menos pior..

    ResponderExcluir