Also Sprach Zaratustra (Assim falou Zaratustra) é uma famosa obra do compositor alemão Richard Strauss (apesar do sobrenome, ele não tem relação com a familia do também compositor Johann Strauss).
Composta em 1896, a obra foi inspirada no tratado filosófico de mesmo nome escrito por Friedrich Nietzche. O próprio compositor conduziu a primeira performance na cidade de Frankfurt no mesmo ano.
Quase 72 anos depois, com o épico de ficção científica de Stanley Kubrick, 2001: A Space Odissey (2001: Uma Odisseia no Espaço), este tema foi executado na famosa cena onde o macaco descobre que pode utilizar o osso como ferramenta ou arma, sendo o resultado da associação que Kubrick fez com a evolução do homem.
Eumir Deodato disse que tinha um 'baiãozinho' que se encaixava no tema de Strauss e em 1972 ganhaou o grammy pelo LP Prelude, que tem como faixa de abertura, Also Sprach Zaratustra.
Como diria A&V, esse Eumir Deodato é Zaratustra, saiu das areias cariocas, carregado de Jazz do sertão; cactus no alforge de surfista, fez o que Oswald de Andrade queria: sugou a partitura de Strauss e fez outra coisa que parece com a gente: Macunaímas sem bússolas...trem bão, sô, como diria o Tom dos Galos...
Sá sempre me surpreendedo!!
ResponderExcluire eu, não paro de ouvir o teclado do eumir, a guitarra do victor biglione, o maior argentino brasileiro da história, e aqueles acordes do Strauss, que abrem o mundo inteiro, Zaratustra surfando em labaredas de fogo sobre o mar de copacabana...
ResponderExcluirahhhhhhhhhhhhhhhhhh, eu vou tomar umas...
Bom demais a música do Elmir,Nietzsche-Zaratustra
ResponderExcluire 2001 uma Odisseia no Espaço.
Gostei muito da Música Mochileira.Confesso que não
a conhecia.Abraços poéticos.