quarta-feira, 10 de abril de 2013

E faça-se o penico!



Sim, o pastor Feliciano transformou nossos ouvidos em penicos. Nunca imaginei que tanta besteira pudesse sair de uma só boca. Menos ainda, que tanto dinheiro pudesse sair das carteiras de seus seguidores, que nas filmagens de seus cultos, postados no you tube, aparecem embasbacados, em terno e gravata, e lhe entregam o suor do trabalho enquanto berram, “...aleluia! Eis meu Jesus!”
Eu já disse que quando o pregador, católico ou protestante, tem uma formação teológica limitada, quem paga o pato é Deus, que segundo interpretações bizarras, na busca da fé através do medo e não do amor, se transforma em assassino, chantagista e, também ao que parece, num racista. 
Segundo o pastor Feliciano, Deus matou John Lennon com três tiros. Um pelo pai, outro pelo filho e o último pelo espírito santo. Como todo assassino volta à cena do crime, Deus pode ser visto às portas do edifício Dakota, em NY, local onde o corpo de Lennon foi alvejado. Pior, se o pastor sabia quem era o assassino de Lennon, pois o mesmo havia lhe dito aos ouvidos à época, isso o torna um cúmplice. Detalhe: o cúmplice também cumpre pena por assassinato. Sim, entramos nas raias do absurdo, mas isso não é minha culpa.
Mas se você não pode ir à NY para se encontrar com Deus às portas do prédio Dakota, por questões de grana, vá até a serra da Cantareira, onde o avião dos Mamonas Assassinas foi destruído, propositalmente, segundo Feliciano, e pelas mãos de Deus. Segundo o próprio pastor, também esse ‘assassinato’ (acidente, a meu ver) lhe foi pronunciado aos ouvidos, e pelo próprio criador. No mundo encantado do Feliciano, Deus tem um caráter abaixo da linha de um George Bush. É mole?
Porém o pior estava por vir: segundo pastor Feliciano, os negros são uma etnia amaldiçoada. Como parte de meus ancestrais, — e ao que parece, também de 90% da população do Brasil—, vem de elementos de origem italo-afro-luso-tupiniquim, também sou amaldiçoado. Fico pensando em Pelé, amaldiçoado, mas que foi o rei do futebol. Martin Luther King, amaldiçoado, mas que lutou, na América, pelos direitos humanos. Ray Charles, amaldiçoado e cego, mas que deu formato à música ocidental. Jimmy Hendrix, amaldiçoado, ‘inventou’ a guitarra elétrica. Machado de Assis, amaldiçoado, e maior escritor brasileiro. A conclusão é instantânea: será que Deus vai matar o Pelé? Pior: Joaquim Barbosa corre perigo?
Se engana quem pensa que desejo o afastamento do pastor Feliciano da presidência da CCJ dos Direitos Humanos, na Câmara dos Deputados. Quero é que ele permaneça e propague os absurdos que carrega dentro da cabeça, para que fique cada vez mais óbvio o quanto é nociva a ideologia conservadora de extrema-direita, que suscita o ódio e a possibilidade de violência, onde antes havia a convivência pacífica e o pluralismo. Quem coloca os intestinos no lugar do cérebro, inevitavelmente, transformará suas palavras em excrementos. Quem sofre são nossos ouvidos.
Talvez o sonho de Feliciano seja se tornar um novo patriarca, aquele que entrará triunfante na Nova Jerusalém, pisando sobre os corpos mortos de todos os amaldiçoados, puxando a mulher pelo cabresto, — aleluia à misoginia! — e nas costas da pobre, vai um jegue montado. No mundo ‘feliciano’, o pensamento quadrúpede está acima dos Direitos Humanos.    
Pobre Feliciano, não sabe que Lennon e outros homens, assassinados por suas ideias, passaram a viver muito mais sem seus corpos, do que se tivessem atravessado a vida como homens comuns. No caso específico de Lennon, sua música se tornou universal e sua face eternamente jovem. Dessa forma, meu caro Feliciano, diga a seu fascínora de plantão, que o tirou saiu pela culatra: há mais Lennon com a ausência de seu corpo, do que se ainda estivesse entre nós, velho e de cabelo branco. E aproveita para dar uma chance à paz. Abraços fraternos.        
           
                  

Um comentário:

  1. O inferno deve ser um lugar muito bom para se viver...Afinal lá não encontraremos o Feliciano.E poderemos beber cachaça de primeira e ouvir música de primeira...Deixe o Feliciano falar asneira e quem for asno que o siga...

    ResponderExcluir