terça-feira, 18 de junho de 2013

“O POVO NÃO É BOBO! FORA A REDE GLOBO!”



A voz rouca dos manifestantes ‘sem-partido’ — coisa que esse pobre cronista não acredita — gritou sem cessar, “FORA GLOBO!”, além de mais uma série de coisas. Sobrou pra todo mundo é fato, mas alguns não querem assumir isso. A Globo e quase toda as empresas midiáticas são exemplos vivos dessa postura que, “o treco não é comigo!”
A mídia, como um todo, é alvo também dos protestos que afloraram no país, nessas últimas semanas. Mas se recusa a fazer um “mea culpa”, que de certo modo, até lhe traria mais confiabilidade. Após os primeiros dias de protestos em SP, a Folha de SP chamou os integrantes do movimento de vândalos e baderneiros. E declarou que a polícia de Geraldo Alckmin —, a ‘coisa mais linda do mundo’, em se tratando do jeitinho fascista de governar —, era a própria personificação de um governo eficiente, o qual o Jornal em questão mantém apoio perene. — Isso inclui o aumento das passagens de ônibus.
O problema foi que não combinaram com a polícia e ela ‘sentou’ bala de borracha na cara dos repórteres, inclusive nos da Folha de SP. Depois disso, o discurso da Folha de SP mudou: o jornal passou a chamar os vândalos de ontem, nos manifestantes de hoje. (rs). Meu filho caçula foi quem me chamou a atenção. Ele faz cursinho e lê a Folha de SP. — leitura que perdôo, pois afinal amamos nossos filhos.
A Globo, por sua vez, hostilizada nas manifestações, tirou aquele cubo dos microfones em que ‘ostenta o símbolo sagrado global da imparcialidade’, caso o contrário os manifestantes   incluíam a Globo na lista daquilo que deveria ser abominado. Visualize, caro leitor: uma empresa de informação que tem que tirar a logomarca de seu equipamento para não ser hostilizada, na hora de exercer seu ‘ofício’ de maquiar a realidade, só pode ser patética e decadente.
Mas a arte de manipulação da Globo é fantástica. Não fosse fascista, poderia se dizer que é fascinante. Cena 1: à frente do Palácio do Planalto, onde fica Tia Dilma, um absoluto ninguém e a repórter da Globo, Cristina Lobo, só faltou dizer que a personificação da preocupação se fazia presente. Ou seja, segundo a Globo, a presidente da República estava nervosa por ser sitiada por uma imensa ausência de manifestantes.
Cena 2: em São Paulo, por sua vez, o ‘desgovernador’ Alckmin foi sitiado por vândalos, — os manifestantes, dessa feita, foram metamorfoseados de novo em vândalos, em função de interesses, porque o manifesto era contra o PSDB. Tava lá o governador encurralado em seu Palácio de propagar insanidades administrativas, de onde vem se recusando, há décadas, a fazer algo pela educação, pela saúde e pelo transporte público. Décadas, entenda Alckmin e Serra.
Claro, devemos questionar o quanto foi gasto para a Copa de Mundo. Mas é preciso que se lembre que os Estádios foram construídos pela iniciativa privada, através das licitações federais, estaduais e municipais. Quem alavanca a corrupção, e o aumento dos gastos para se terminar as obras, são as Empresas privadas que financiaram as campanhas eleitorais.
É notório que, o dinheiro ‘dado’ nas campanhas pelas empresas, aos candidatos, retorna pelas licitações das administrações eleitas democraticamente, um tanto quanto 'multiplicado'. Um acordo de mão dupla que não incluí o contribuinte. Por isso que privatizar o Estado só é bom pra quem tem boas relações com empresas de grande porte. Solução, a curto prazo, para diminuir o superfaturamento das obras estatais, somente através de um financiamento público de campanha. Por quê? Mais fácil de identificar os candidatos independentes e, claro, aquele que vier a esbanjar por demais na campanha, já deixa claro que está a usar o caixa 2 de alguma empresa que o manipulará depois. Simples assim.
Por isso tem muita gente contra o financiamento público de campanha, principalmente na imprensa, sobretudo na Globo, Folha, Abestadão, Veja e mictórios mais. Num financiamento público de campanha, o poder deixa as mãos das empresas, e passa para mão do contribuinte. 
O que não falta nesse mundo é ‘mané’ que ainda não entendeu isso. Só se a gente quebrar a cabeça deles e enfiar um papel lá dentro. Porque a realidade, mesmo quando indicada pelas manifestações, ele não consegue ver. E tem gente que ainda não entendeu que é estrume o que sai da boca de Arnaldo Jabor, ‘o menininho maluquinho da direita fascista brasileira’. 

3 comentários:

  1. O tempo fechou, mas sinto falta de ideologia, esse indignação sem objetivo, ou o apenas a questão dos 20 centavos, que já é de grande valia, pois é na relação espúria do estado com a inciativa no caso da concessão de transporte, da falta de transparência e do lucro exorbitante que cria ricos e não riquezas, e da falta de representatividade dos políticos, e seus privilégios, que atrasam o desenvolvimento do pais por questões partidárias.

    ResponderExcluir
  2. inciativa privada#

    "Se é publico por que é tarifado? Se é tarifado por que é ruim?"

    ResponderExcluir
  3. uma alienação estressada, ainda não entenderam que devem lutar, primeiro, contra

    o lucro exorbitante do transporte público nas mãos dos empresários que prestam o serviço

    à prefituras. assim, os manifestantes amarram as mãos dos prefituras e liberaram os

    empresários. falta marx nesse meio de campo...porque é através do estado representativo

    que o cidadão se representa...paradoxo (vou escreber um post jocoso sobre esse tema)

    ResponderExcluir