terça-feira, 25 de junho de 2013

Quem é o anonimus?


Anônimas, por enquanto, somente as faces dos 
homens por detrás das transnacionais e das bolsas de valores.
Oculta é a face da especulação. 

Como se sabe, a máscara do anônimo vem do revolucionário inglês, Guy Fawkes, que em 5 de novembro de 1606, quis explodir o parlamento inglês durante o discurso do Rei James I, que era protestante. Fawkes era católico, e participou desse plano que foi coibido nas entranhas do parlamento, momentos antes dos barris de pólvora serem acessos.
Nos anos de 1980, em plena ‘era’ Thatcher, a desilusão causada pela fórmula neoliberal aplica pelo Estado britânico, menos estado, menos impostos e mais conforto para a elite, gerou uma desilusão depressiva e profunda nos britânicos.
Foi quando Alan Moore criou o quadrinho, V de Vingança (V for Vendentta), onde para lutar, metaforicamente, contra o autoritarismo do governo neoliberal de Margareth Thatcher, um herói anônimo, sob a máscara de Guy Fawkes, iniciou uma guerrilha anárquica para despertar o povo da letargia, desmascarar a mídia e o governo totalitário, nos quadrinhos, idêntico ao de Thatcher. — Em 2006, os irmãos Wachowski, os mesmos da trilogia Matrix, trouxeram a história para as telas do cinema.
No Brasil, mais precisamente nas manifestações em andamento, a máscara do anônimo, Guy Fawkes, aparece nos lugares mais estranhos e com um discurso contraditório a sua própria ‘história de vida’. a ) não é contra a mídia.  b ) tem o mesmo discurso do Galvão Bueno, da Veja, da F.SP, da Globo e do PSDB. c ) não questiona o capital estrangeiro, a bolsa de valores, o lucro das transnacionais e não acusa os artistas de alienação. d ) não disse nada sobre os Felicianos da vida. e ) só reage aos pronunciamentos da Dilma. Ou seja, tem japonês no samba.
Quem está por detrás da máscara do anonimus, aqui no Brasil? Meu ceticismo é grande sobre esse lema infantil, ‘afaste-se de quem tem um partido', propagado pelos mares do facebook adepto à máscara de Fawkes. O treco me sugere um ‘fascismozinho’ disfarçado de moralismo. 
      Mas vamos! Quero saber! Quem está por detrás dessa máscara? Possíveis respostas: a) Ronald MacDonalds  b ) CIA e FBI  c ) Mídia (Globo, Veja, Folha.S.P. e mais lixo imprenso)  d ) PSDB/DEM/PPS.  
Quero invocar aqui meu ‘profeta’ uruguaio, Eduardo Galeano, que nunca me deixou esquecer que devemos sempre questionar, sob a luz de São Karl Marx, o único remédio contra as trevas do fascismo da direitona marafona brasileira, amante inconteste de Joaquim Barbosa, que: a quem interessa a desestabilização de um país latino americano emergente, com poços de petróleo, milhões de hectares de terras férteis, com baixos índices de desemprego, baixas taxas de juros e que não depende do FMI para seguir em frente? Você não é idiota, leitor, eu sei disso. Posso sentir em seus olhos.
Basta entender quem será o beneficiado para se entender quem é o dono da ação. É uma lógica básica. Se o governo brasileiro for desestabilizado, os grandes centros econômicos farão festas. Não é ‘à toa’ que os ingleses querem levar a copa daqui. Só no primeiro semestre de 2013, os turistas deixaram no Brasil 6 bilhões de dólares.  Imagina na Copa? A discussão sobre o investimento, empréstimo de dinheiro público para as obras da Copa, deveriam ter sido feitos antes do projeto aprovado. Agora é também um pouco de hipocrisia.
Mas quero afirmar que as manifestações são legítimas. Dona Dilma fez o que eu sempre esperei de um governo em momento de crise, seja ela moral ou econômica: abriu os diversos canais de diálogos. E acertou quanto ao plebiscito para mudar o sistema eleitoral: financiamento público de campanha JÁ! É o que esse cronista pereba deseja. 
Quero mandar um abraço pro Lula, porque nenhum cartaz das manifestações, ‘nenhunzinho’, salientava sobre a fome. Por que não? É passado. O gigante caminha em passos lentos e consistentes, porque o devem ser sustentáveis. Com muita democracia e nenhum fascismo. 
        Ps: O anonimus, tal qual FHC e Lula, não luta pelo fim do fator previdenciário.   

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ninguém luta.Ninguém quer lutar contra o fim do fator previdenciário,e o veto da proposta alternativa 85(para mulheres),e 95 ( para homens).O engraçado da proposta 85/95 é que toda campanha publicitaria do governo federal;sobre saúde e expectativa de vida mostra que a mulher vive em média 8 anos mais que o homem.
    O anonimus parece desconhecer o fator previdenciário.Porém os sindicatos se omitem...As centrais com seus presidentes com cargos no governo se omitem...E o trabalhador alienado como sempre nada faz...
    Mas quando os ventos da mudança cessarem de nada adiantará tentar empinar a pipa do fator previdenciário...

    ResponderExcluir
  3. enquanto isso, tom nós vamos ficando velhos, pô fudeu!!

    ResponderExcluir