segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Rick Wright (Pink Floyd) em memória

Pink Floyd



Rick Wright era o tecladista do Pink Floyd

acordei lembrando de suas frases no piano, simples, como raios de sol mergulhados no meio do arvoredo em busca do chão do bosque. e ao redor, um caleidoscópio de cores e sombras do mundo misterioso do Pink Floyd. Remember day, essa música sempre me volta à cabeça, ela sobrevive mesmo diante da profusão de sons e lembraças que trazemos; a função das lembramças inócuas é a pulverização do que a música proporcionou. queria apagar parcialmente minha memória para poder ouvir, pela primeira vez de novo, as músicas que mudaram o meu modo de interpretar o mundo. a primeira música do Floyd que ouvi, foi Remember Day, de uma coletânea, Works, um vinil cinza inteiro na capa e uma lata de tinta cor de rosa aos pés de um trabalhador; ele num andaime a construir um asfixiante mundo metálico; eu ouvia a música e entendia que ela não combinava com a capa, era um concerto para a dança das sílfides da floresta dos elfos; o que tinha a ver as máquinas com um concerto tão onírico?


as coletâneas são um bom caminho para os iniciados na trilha sonora que não existe mais; porém, raras foram as capas que me chamaram a atenção nessas coletâneas. quem se importa com isso hoje? capas de trabalhos musicais! a identidade entre a pintura (artes plásticas) e a música; uma conexão para dar asas aos ouvidos diante do inefável. quem quer ouvir música e voar? melhor rastejar ao som da música moderna da MTV.

mas voltando:

pode-se ouvir tranquilamente Pink floyd sob os afrescos de Michelângelo, na capela sistina, ou Bach, ou Almir Satter ou uma lista gigantesca; Bohemian Rhapsody, Help, Going to Califórnia...........

é bom ouvir as canções de Rick Wright.....................summer 68




capa do LP A Saucerful of Secrets (Remember Day)