sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Protógenes



“Foi um pintor da Grécia Antiga, do séc. II d.C. Fez uma pintura sobre os Arcontes Thesmothetae (os guardiões das leis da história grega) que decorava a câmara onde se reunia o governo de Atenas, formado por quinhentos homens”.
Nosso Deputado Federal, Delegado Protógenes Queirós, do PCdoB, passou por Cruzeiro, 27/11/12, e deixou uma impressão ainda mais positiva sobre sua pessoa e seu trabalho, do que já se tinha conhecimento.
Tal como seu xará grego, ‘pintou’ belos quadros sobre a justiça em nosso país. Um deles foi o comando Operação da Polícia Federal, Sathyagraha, — junção das palavras verdade e firmeza, em sânscrito —, no ano de 2004, que investigou desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro para Portugal. O final da Operação foi coroado pela prisão, com algema e tudo, do banqueiro Daniel Dantas e similares: Naji Nahas e Celso Pita, além de outros do ‘submundo’ da corrupção.
Porém, uma das mais belas pinturas da Justiça de nosso país foi borrada pelas mãos de um chefe de jagunços, o Ministro do STF, Gilmar Mendes, que autorizou Habeas Corpus por telefone à gangue que fora detida e passou a desabonar a Operação Sathyagraha. Até então, um Habeas Corpus por telefone ‘era inédito’ em termos de privilégio dos criminosos do colarinho branco. Viva Gilmar Mendes!!
Aliás, após essa ‘pérola’, Gilmar Mendes foi rebatizado como Gilmar Dantas, pelo colunista do Globo, Noblat. Porém, independente de ser Mendes ou Dantas, o Ministro do STF lutou para que o Delegado Protógenes fosse afastado da Polícia Federal, e a Operação Satyagraha engavetada no limbo mais distante da luz da verdade e da razão.
O tempo passou e Protógenes venceu as trevas oriundas de Dantas-Mendes e foi eleito Deputado Federal; sua luta continua. Hoje deseja instalar a CPI da PRIVATARIA TUCANA, resultado do livro investigativo do repórter Amauri Jr, que detalha linha por linha o que foi feito com dinheiro adquirido com as privatizações do ‘governo’ FHC. O maior crime contra o patrimônio público da História do Brasil, quiça das Américas.
Desejo sorte ao meu Deputado. Sei que ele não conta com apoio da Rede Globo, nem da Folha de São Paulo, menos ainda da Veja e de outras empresas de comunicação, ferramentas do fascismo udenista tardio, metamorfoseado em PSDB. Mas ele sabe que pode contar com a blogosfera.
       Quero que minha pequena crônica, a esse grande homem, termine com versos de Bertold Brecht: “Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis"