sábado, 26 de novembro de 2011

Eumir Deodato - Antropofágico Zaratustra

Strauss



Also Sprach Zaratustra (Assim falou Zaratustra) é uma famosa obra do compositor alemão Richard Strauss (apesar do sobrenome, ele não tem relação com a familia do também compositor Johann Strauss).
Composta em 1896, a obra foi inspirada no tratado filosófico de mesmo nome escrito por Friedrich Nietzche. O próprio compositor conduziu a primeira performance na cidade de Frankfurt no mesmo ano.
Quase 72 anos depois, com o épico de ficção científica de Stanley Kubrick, 2001: A Space Odissey (2001: Uma Odisseia no Espaço), este tema foi executado na famosa cena onde o macaco descobre que pode utilizar o osso como ferramenta ou arma, sendo o resultado da associação que Kubrick fez com a evolução do homem.

Eumir Deodato disse que tinha um 'baiãozinho' que se encaixava no tema de Strauss e em 1972 ganhaou o grammy pelo LP Prelude, que tem como faixa de abertura, Also Sprach Zaratustra.

Como diria A&V, esse Eumir Deodato é Zaratustra, saiu das areias cariocas, carregado de Jazz do sertão; cactus no alforge de surfista, fez o que Oswald de Andrade queria: sugou a partitura de Strauss e fez outra coisa que parece com a gente: Macunaímas sem bússolas...trem bão, sô, como diria o Tom dos Galos...