terça-feira, 29 de outubro de 2013

Hochican



Descartes dizia que os macacos só não falavam porque não queriam. Guardar o silêncio foi a melhor maneira de fugir do trabalho. Só os animais que falam e se comunicam devem trabalhar arduamente e desde a expulsão do Homem do paraíso. No bom sentido da palavra, os animais pagaram o pato no momento em que Yaveh saiu com Adão e Eva nas costas e a bicharada a tiracolo. — Por que os animais foram expulsos do paraíso? Que crimes cometeram?
Ao primeiro momento fora do paraíso, com o sol sobre a pele suarenta, e consciente que dali pra frente o sustento seria à base de ‘enxadadas’, Adão levantou os braços pro céu e clamou indignado, “Pai, por que me abandonastes?”. Ao contrário, os animais se mantiveram em silêncio. A boca devidamente fechada nos permite que os ouvidos saiam imaculados a respeito de ordens que, tecnicamente, não podemos deixar de cumprir. Se 'Aquele' que manda determinou que os animais não falam e por isso não trabalham, e são parte de uma natureza cíclica, quem somos nós, pobre primatas pra dizer que não?! Tal veredicto foi dado em função dos animais não se comunicarem e até hoje, pelo que se sabe, não sabem usar o facebook. 
É fato que algumas espécies não deram sorte e ‘suaram’ duramente ao longo da história da humanidade. Cavalos, bois, cabras, como animais de carga; cães, papagaios, elefantes, em atuações artísticas no circo. A lista é longa. Alguns chipanzés tornaram-se astros de Cinema. Mas tudo não passa de um condicionamento, se não forem obrigados, voltam para suas vidas ‘improdutivas’, em obediência à natureza, sentido único e exclusivo dos animais. Também não sei por que seria necessário outro motivo.
Penso, às vezes, com os botões de minhas camisetas Hering que, foi a Natureza quem se rebelou contra o ‘criador’. Ela não aceitou o projeto criacionista de Yaveh, o todo poderoso do mundo judaico que vislumbrou a perfeição em algo estático. A Natureza, ao contrário, desejosa para que tudo se transformasse e nada viesse a se perder, iniciou um eterno retorno sobre si mesma e, — discordando do bom velho Nietzsche—, evoluiu a cada onda que a re-formatava e o fará enquanto durar o ad infinitum. Evoluir é a melhor maneira de fugir de si mesmo, e nada mais sábio do que isto, em se tratando de Natureza, que dirá de homo sapiens para homo sapiens?!
Mas antes que você, caro leitor, fique tão curioso quanto Tony Ramos, que pergunta se é Friboi até mesmo em loja de lingerie, vou explicar quem é Hochican. Dizem os boximanes da África do Sul, que Hochican era um espírito que fugiu desse mundo e levou consigo o dom da fala que havia nos animais. Talvez tenha feito o melhor favor que essas pobres criaturas já receberam na vida. Afinal, quem fala, obrigatoriamente, é alguém que trabalha para viver e sofre nas segundas-feiras. Basta começar o programa do Faustão para se entender o quanto se sofrerá no dia seguinte.
Hochican deixou a fala somente com o homo sapiens, a quem, ao que o parece, amava profundamente. E foi graças a esse dom que o Homem construiu o que chamamos de Espaço Geográfico, e o fez sobre uma força que poderia alimentá-lo ao longo da vida, sem que ele precisasse fazer outra coisa senão levantar a mão e tomar pra si o fruto puro, produzido por essa natureza com gratuidade, desde que ele fosse também natureza selvícola, selvagem, cosmo despudorado. Como diria Caetano Veloso, "mais avançado que a mais avançadas da tecnologias".
        Depois de pegar o fruto da árvore, que tal deitar na areia da praia e tirar um cochilo até a hora da pesca com o arpão feito de galho seco? Nem é preciso perguntar ao peixe, que vive ali na enseada, se ele é Friboi!