Citation, no
latim, quer dizer citação. É um demônio do mundo acadêmico que vive a assombrar
os calouros do conhecimento. A finalidade de sua obra é espalhar as trevas
entre seus alunos. Mais fácil explicar seu ‘ofício didático-pedagógico’ usando um
exemplo oposto da mitologia grega. Prometeu, filho de Jápeto, um Titã, havia criado
a humanidade misturando o barro da Terra às suas lágrimas. Atena, deusa do
Olímpo, deu a essas pobres criaturas a alma. Mas é fato que a humanidade criada
por Prometeu vivia nas trevas e em profunda ignorância. Eram seres abissais.
Prometeu, como
todo bom criador, sentiu compaixão por suas criaturas e percebeu que elas
poderiam ser melhores do que eram. Por isso roubou o fogo de Zeus e o entregou
aos Homens. O fogo correspondia à razão, à fagulha do pensamento que possibilitou
ao Homem entender mais e mais sua condição existencial, em contrapartida ao
privilégio da ‘eternidade’ dos deuses. As diferenças entre o Homem e o inseto,
sem a visão racional, ‘seriam praticamente imperceptíveis’.
Com a posse do
fogo da razão, os homens exilaram, lentamente, os deuses nos labirintos da
literatura, e se apossaram do mundo físico. Por mais que Poseidon, na Odisséia,
desejasse castigar Odissius (Ulisses), para que este entendesse que o Homem não
era nada sem os deuses, a humanidade encontrou forças para seguir em frente em
sua jornada evolutiva. Enquanto que os deuses jamais conseguiram interromper
sua contínua trajetória descendente às páginas das ficções. O gesto de Prometeu
fez um estrago permanente no domínio dos deuses sobre a mente humana.
Mas os deuses,
em contínuo silêncio, nunca desistiram de sua vingança. Soltaram dos calabouços
da mediocridade o demônio Citation, imbuído da fervorosa missão de abismar,
novamente, a Humanidade na lama das trevas. Para isso Citation se multiplicou e
hoje habita os centros acadêmicos do mundo pós-moderno ocidental. Numa aula
sobre a cultura celta, num exemplo, Citation solta sua névoa intoxicante à base
de citações, e é capaz de citar o penteado de Einstein, a tabela periódica de
química, os afluentes da margem esquerda do rio Amazonas, a teoria do Big-bang,
a importância do direito canônico, as diferenças entre a 1ª e 2ª edição de um
livro de poesia de Castro Alves e por fim... do que era mesmo aula? Isso perde
importância, a platéia já se desconectou do mundo e já não sabe mais porque
veio até àquela aula para ouvir algo que lhe deveria ser importante. Eis as
trevas.
Citation
trabalha no sentido contrário ao de Prometeu. Se este deseja tirar a humanidade
das trevas com a luz da razão, que estimula a crítica, o sentido prático e
teórico do saber, além do próprio papel do conhecimento no mundo, o outro, de
maneira diabólica, quer criar um mundo paralelo, um simulacro da sabedoria
diante dos olhos de suas vítimas. Entre o significado do mundo e do Homem,
Citation cria uma miragem, uma Disneylândia à base de conceitos terceirizados.
E quando percebe
a expressão de assombro de seus ouvintes, — que nunca ‘entendem’ nada de nada —
Citation tem um orgasmo, um gozo tecnocrático, pois percebe que está diante da
germinação das trevas; é seu momento de glória, sua vitória particular sobre
Prometeu, que beneficiou a humanidade com a luz da razão. Basta uma aula do
Citation para se perceber a morte da razão.
Mas não fique
triste se, após ler essas parcas linhas, você descobriu que está sob o domínio
de um Citation, num pleno velório da racionalidade. Há um grande remédio contra
esse mal: Voltaire nele! E não se preocupe, não há contra indicação para utilização
do cinismo do mestre iluminista.
Caso Voltaire
não seja forte o suficiente para abismar o ‘Baal Citation’ pra fora do corpo
que não lhe pertence, não tenha uma crise de nervos. Nietzsche dissolve
qualquer idiotice moderna e pós-moderna. A luz que emana de Zaratrusta é
provinda diretamente de Prometeu, e é forte o suficiente para espantar os
deuses e seus feitiços menores espalhados pelo caminho. Numa mente sem uma gota
de metafísica, Citation é menos que papel usado. Não há razão para ter medo, as
trevas nunca vencerão a luz da razão e de sua crítica. Ave, Prometeu! (sim,
porque voa alto).