quarta-feira, 19 de junho de 2013

Manifestações: o esquema tático é igual ao do Taiti

O esquema tático das manisfestações é igual ao do Taiti: 'um deus me livre' pra lá e pra cá que faz a bola ficar invisível e, diga-se de passagem, ela é um tanto quanto essencial para o jogo.
Me parece também um surfista com um pé em cada prancha e que anseia por cortar ondas em sentidos contrários e contraditórios: 
a) em termos morais e éticos são progressistas e vão à esquerda: liberdade, transparência, justiça, expressão livre, sexo sem preconceito, e dizem em bom som: "...no momento estamos mais para concepções anárquicas e não temos partido". Isso, acho meio q perigoso, mas tá lá o A de ácratos.
agora no item b, hum! me cheira a direitona do século XX
b) querem menos estado, menos impostos, mais consumo e intolerância plena com os desvios de conduta.
A juventude do mundo ocindental, by facebook, a meu ver, luta contra o dragão errado: nas repúblicas democráticas modernas é perene o embate: capitalismo X democracia. A democracia sempre leva a pior e os jovens brasileiros 'sem-partido' decidiram abrir fogo, justamente, contra a democracia. Eis a semelhança com o esquema tático do Taiti: para atacar mais e virar o placar adverso de 3X0, colocam mais dois zagueiros em campo. Pense um pouco: diminuir o Estado e as políticas sociais favorece a quem? Justamente quem tem discurso neoliberal dos anos de 1990.  
Me perdoem os analistas midiáticos modernos, de Pondé aos Magnólis da vida, passando pelos Mervais imortais das academias, mas tá faltando a luz crítica de São Karl Marx na 'massa' estressada, nessa alienação raivosa que pode se transformar numa metralhadora giratória nas mãos de um cego. Pois ao final, o movimento pode destuir exatmente aquilo que é sua maior arma: a democracia.
Ao vomitar suas insatisfações contra administrações progressistas, entendiadas como letárgicas, a solução seria o retorno de forças antiquadas e ultra-ultrapassadas? Vamos direto ao ponto: No lugar de Dilma deve voltar FHC? O Feliciano seria a nova bandeira? O PPS de Roberto Freire, em acasalamento com DEM, é renovação? Aécio com seu neoliberalismo mineiro seria a solução dos problemas gerados pelo capialismo? O choque de gestão - com balas de borracha - da tucanada paulista seria o rumo adequado?  
Interessante que PSTU e PSOL são por demais radicais, não servem para o governar, pois levariam o pais ao caos, segundo senso comum tanto midiático, quanto popular. Logo o que nos sobra:  

a) uma postura anarquista do tipo: de dia vou ao shopping-center e à noite quebro vidros da prefeitura. 

b) Só a disciplina da direita fascista irá nos redimir desse mar de corrupção. (já vi esse filme) Os inimigos são todos os que usam a estrelinha vermelha e falam em sindicalismo e contra o sistema financeiro. Bauman chama a isso de proteofobia.
Esse papo de 'primavera' é meio estranho: os árabes derrubaram governos que não os representava e instalaram teocracias islâmicas. É isso que eu chamo de uma metralhadora nas mão de um cego.  
Em outras palavras: é o samba do criolo doido, só que o criolo fez chapinha.