quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Tá russo, mano!





A lição é amarga e a mídia brasileira não aprende. Nos últimos anos tornou-se comum o desejo de desconstruir o PT com matérias mentirosas, análises falso-moralistas, críticas insanas e afetos mais. Apesar do alvo ser o Partido do Trabalhadores, a mídia nacional (Veja, Folha de SP, Estadão, Globo e similares transgênicos) endereçou também seus torpedos às políticas sociais e ao ‘politicamente correto’, tido pela ‘intelectualidade’ como sinônimo de ‘petismo’.
E é nessa hora que a espingarda do Mazzaropi tem uma mira mais eficaz do que o faro e as articulações dos ‘Jabores’ da vida, que dizem qualquer besteira temperada a fascismo, na busca de um bom salário global.
As balas da mídia não sortiram o efeito esperado por ela mesma. Atacar ao PT e suas propostas, mais o pensamento progressista, — que não é exclusividade do petismo —, não desencadeou o crescimento do PSDB, partido xodó do jornalismo tupiniquim-americanófilo. E o preço foi alto. Quem mais saiu perdendo fomos todos nós. Vide em São Paulo o crescimento do candidato Russomano.
Russomano vem pela via evangélica, ancorada pela Igreja Universal do Reino de Deus, nada tenho contra as Igrejas, mas não concordo com a linha de pensamento que têm sobre assuntos da Sociedade Civil. O Estado é laico e assim deve ser. Dessa maneira, a maior de nossas cidades pode estar a ponto de instaurar um modelo de administração pública calcado em valores Medievais. Ah! Como São Paulo é moderna! O que Oswald e Mário de Andrade não diriam se estivessem vivos?! A Paulicéia, antes Desvairada, quer ser agora ‘Medievalizada’, ou ‘mervalizada’; aquele colunista patético da Globo.  
O tiro equivocado da mídia, nas idéias progressistas, resultou na ‘re-criação’ de um Frankstein do conservadorismo paulistano, hoje encarnado por Russomano. E só agora a Globo & derivados entenderam que, a eterna Cruzada contra as idéias progressistas e à figura de Lula, ao longo desses anos todos, criou o ambiente favorável para multiplicação de seu maior inimigo: Edir Macedo e a Rede Record.
A ficha caiu quando a rejeição a José Serra alcançou 40% do eleitorado, nessas eleições municipais. Apenas lembrando: a outra ‘jóia’ da mídia é FHC, que terminou seu 2º mandato de presidente com extraordinários 75% de rejeição. Por que a Globo & derivados gostam tanto daquilo que o povo abomina? O povo, penso eu, numa Democracia, tem certa relevância.
Bem, mas agora Inês é morta. A cidade de São Paulo está cega, surda e prestes a abraçar as trevas e isso de tanto ouvir a mídia com seus ‘faróis’. Momentaneamente incapaz de entender o que dizem Haddad, Chalita, Soninha, as vozes do Pensamento Progressista, serão eles mesmos, os paulistanos, os maiores sacrificados, caso não haja uma mudança significativa no 2º turno.
No mais, quero agradecer a Haddad por ter sofisticado o ENEM, diga-se de passagem, criação do PSDB. A integração do acesso ao sistema federal de ensino superior foi uma das grandes transformações desse país. E digo isso com base em minha própria história. Eu, o filho de um mecânico, que teve que trabalhar para pagar seus estudos noturnos, teve a grata satisfação de ver o filho caçula, através de uma prova do ENEM, feita em Cruzeiro, concorrer por uma vaga em todas as Universidades Federais do país, e com isso sonhar com um futuro melhor. Hoje ele estuda na Universidade Federal Paulista, no curso de Ciências.
Pra quem se esqueceu, Haddad foi ministro da Educação do Governo Lula. O governo que mais abriu Universidades na História do país. Mas há ainda bastante gente desinformada a ponto de dizer que o Lula não gosta do estudo e do ambiente acadêmico. Foi com Lula que aprendi algo que nunca me ensinaram na escola: se você vive de salário, vote sempre num partido sindical. A elite nunca vai fazer algo, politicamente, que nos torne mais classe média, enquanto ela passa a ser menos elite. Por que ela faria isso por nós? Afinal, isso acarretaria numa redução de seus lucros exorbitantes. 
      E interessante: é a elite quem mantém a mídia, que quer destruir Lula, com o dinheiro da propaganda. Será que isso tem alguma relação?