segunda-feira, 27 de junho de 2011

Entropia social: a sociedade copia o universo


Um sistema (do grego sietemiun) é um conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado. É uma definição que acontece em várias disciplinas. Vindo do grego o termo "sistema" significa "combinar", "ajustar", "formar um conjunto". Hoje também usado para analisar e estudar a sociedade: sociologia

Componentes: são partes que compõem um conjunto.

A entropia (do grego εντροπία, entropía) é uma grandeza termodinâmica que aparece geralmente associada ao que se denomina, não em senso comum, de "grau de desordem" de um sistema termodinâmico. Em acordo com a segunda lei da termodinâmica, trabalho pode ser completamente convertido em calor, mas calor não pode ser completamente convertido em trabalho. Com a entropia procura-se mensurar a parcela de energia que não pode mais ser transformada em trabalho em transformações termodinâmicas.

A Termodinâmica (do grego θερμη, therme, significa "calor" e δυναμις, dynamis, significa "potência") é o ramo da Física que estuda as causas e os efeitos de mudanças na temperatura, pressão e volume - e de outras grandezas termodinâmicas fundamentais em casos menos gerais - em sistemas físicos em escala macroscópica. Grosso modo, calor significa "energia" em trânsito, e dinâmica se relaciona com "movimento". Por isso, em essência, a Termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. Historicamente, a Termodinâmica se desenvolveu pela necessidade de aumentar-se a eficiência das primeiras máquinas a vapor, sendo em essência uma ciência experimental, que diz respeito apenas a propriedades macroscópicas ou de grande escala da matéria e energia

Entropia social: marcha da maconha, parada gay, marcha com Jesus, protestos das vadias são exemplos de conjuntos que desejam liberar a energia de seus componentes. Como em toda ação a energia consumida tem sempre um excedente, ela fica no espaço e causa a tensão e elevação da temperatura, que nos dá idéia de que tudo vai ao caos. Ledo e Ivo engano, isso é a própria dinâmica do universo.

Vários conjuntos liberando energia não consumida acabam por gerar Entropia. É assim no universo com suas galáxias, que consome cada vez mais energia, mas como se expande, a temperatura cai. O mesmo ocorre na sociedade: o aumento de relativismo moral, inicialmente, causa espanto e atritos, a temperatura sobe, mas a dialética, o debate democrático vão estabilizando a temperatura e os conjuntos se alocam nas concepções virtuais que temos. Somos grupos virtuais, pensamos como pessoas que vivem distante de nós, mas somos componentes de um mesmo conjunto. Isso é a viagem do século XXI.